QUESTÃO comentada: “tipos de adjetivos”

Tipo de adjetivos

Resolução:

Solução completa:

Professor, eu jurava que todo adjetivo expressava qualidade e ponto final”.

Estudar significa aprender, certo? Então, vamos aprender!

Na gramática do célebre professor Celso Cunha, que é alvo de estudo da presente banca, são listados tipos de adjetivos. E é exatamente isso que foi cobrado pela FGV nesta questão. Adjetivos, segundo o professor Celso Cunha, podem expressar: qualidades positivas ou negativas, características, estados ou relações. O professor ainda acrescenta ‘modo de ser’, como em ‘pessoa simples’. Além disso, ele cita ‘aspecto ou aparência’, como em ‘céu azul’. Quando o autor cita ‘aspecto ou aparência’, ele está falando exatamente de característica.

Exemplo de adjetivo que expressa qualidade:

Você fez uma uma pintura excelente. (‘Excelente’ indica uma QUALIDADE – positiva – do filme. A atribuição dessa qualidade para o filme envolve aspectos subjetivos, opinião do autor.)

Você fez uma uma pintura fosca. (‘Fosca’ é um aspecto da pintura que não envolve opinião. Essa atribuição envolve algo que se percebe da pintura, algo objetivo. Por isso, diz-se que esse adjetivo expressa CARACTERÍSTICA.)

Reformaram aquela pintura desgastada. (‘Desgastada’ é um ESTADO da pintura. Não é algo inerente a ela, mas é algo momentâneo em relação a ela. Se reformar, ela deixa de estar desgastada.)

Reformaram aquela pintura medieval. (‘Medieval’ é um adjetivo DE RELAÇÃO. O que isso significa? Esse atributo não é subjetivo. Tem aspecto totalmente OBJETIVO. Mas cuidado para não confundir com ‘característica’. O adjetivo de relação se diferencia pelo fato de não admitir intensidade. Observe que não se pode dizer ‘pintura muito medieval’.)

A banca solicitou a opção em que o adjetivo expressa ‘estado’. O método para se achar essa resposta é bem tranquilo: busque o adjetivo que traga um atributo transitório. Não algo que o substantivo seja, mas algo que o substantivo esteja. Estado é algo que muda. Por exemplo:

O estudante veio para a escola doente. (Observe que, nessa frase, o estudante não é doente. Ele está doente. Quando ele se curar, isso muda.)

Vamos aos itens:

A. item correto. Nunca se deite irritado. Levante-se e lute.

A ordem é para que a pessoa não se deite QUANDO ESTÁ irritada. O que isso significa? Significa que irritado é um adjetivo que expressa um atributo transitório. Quando ela se levantar e lutar, isso pode mudar.

B. item incorreto.

 Nada há tão difícil que, procurando-o, não possa ser encontrado.

O termo ‘difícil’ é um adjetivo que expressa qualidade, um atributo que depende do ponto de vista de quem emite a frase. O que pode ser difícil para um pode não ser difícil para outra pessoa.

C. item incorreto. Considerando-se eles sábios, tornaram-se imbecis.

‘Imbecil’ também não é um estado, é uma característica de alguém.

D. item incorreto. É instintivo da mente humana que aquilo que mais se proíbe ao homem, mais ele deseja.

O termo ‘humana’ qualifica o substantivo ‘mente’. Nesse caso ‘humana’ não expressa um estado, e sim uma característica inerente à mente, que, inclusive, não admite intensidade. Nesse caso, temos um adjetivo de relação.

E. item incorreto. Os homens sábios não perdem tempo com insetos.

O termo ‘sábios’ não expressa algo que os homens estão, e sim que os homens são. Por isso, não esse termo não expressa estado, e sim característica.

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